~~ODT~~
Sistema | SIPAC |
Módulo | Patrimônio |
Usuários | Funcionário do DMP (Departamento de Material e Patrimônio) que trabalha na divisão de patrimônio |
Perfil | Gestor Patrimônio Global e Gestor Patrimônio Unidade Gestora |
Última Atualização | ver('', false); |
Esta funcionalidade permite ao usuário realizar o cadastro de um bem considerado antigo e que por sua vez, não foi encontrado no sistema. Isto ocorre com bens anteriores ao ano 2000 e que ainda não possuem cadastro no sistema.
Para realizar esta operação, acesse o SIPAC → Módulos → Patrimônio → Gerência → Alterações → Cadastrar Bem Antigo.
O sistema apresentará a seguinte página:
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme na janela que será apresentada pelo sistema. Esta operação é válida para todas as telas que apresentem esta função.
Para retornar à página inicial do módulo, clique no link . Esta opção é válida sempre que a função estiver disponível.
Na tela acima, o usuário deverá informar os seguintes dados para prosseguir com o cadastro do bem. São eles:
Exemplificaremos o cadastro preenchendo os critérios acima com a seguinte configuração:
Após informar todos os campos solicitados, clique em Registrar Bem para prosseguir com o cadastro. O sistema solicitará a confirmação desta ação através da seguinte caixa de diálogo:
Clique em OK para confirmar e avançar. A mensagem de sucesso será mostrada no topo da seguinte página:
Para imprimir as etiquetas referentes ao bem cadastrado, clique em . Esta função encontra-se descrita no manual Gerar Etiquetas de Patrimônio, listado em Manuais Relacionados, no final da página.
Como a própria mensagem de alerta explica, o bem cadastrado deverá ser reavaliado para tornar-se depreciável. Portanto, para Registrar Reavaliação do Bem, clique em .A tela com os Dados da Reavaliação do Bem Antigo será gerada:
Para consultar os dados do tombamento do bem em questão, clique no link . Para esta ação, utilize o manual Consulta Geral de Bens, listado em Manuais Relacionados, no final da página.
Na página acima, no campo Informar Vida Útil Restante em, o usuário deverá selecionar se a vida útil do item será referenciada em Meses ou Anos. Após essa definição, será necessário informar a Vida Útil Restante e o Valor Reavaliado. Observações também poderão ser inseridas aos dados da reavaliação do bem.
Exemplificaremos esta etapa preenchendo o critério Informar Vida Útil Restante em Anos, Vida Útil Restante 1 e Valor Reavaliado 2.800,00. O usuário deverá confirmar a reavaliação do bem digitando sua senha pessoal de acesso ao sistema e, em seguida, clicando em Confirmar. A mensagem de sucesso abaixo será disponibilizada:
Clique em para consultar o comprovante de ajuste em formato de relatório para impressão. O documento será fornecido da seguinte forma:
Caso queira retornar à tela anterior, clique em Voltar.
Se desejar imprimir o documento, clique em .
Para ser direcionado ao Menu Patrimônio, clique em , no topo da página.
Bom Trabalho!