Sistema | SIPAC |
Módulo | Portal Admin |
Usuários | |
Perfil | |
Última Atualização | ver('', false); |
Para cadastrar uma requisição e encaminhá-la ao DMP (setor de importação), o usuário deverá: SIPAC → Portal Administrativo → Requisições → Material → Almoxarifado → Cadastrar Requisição.
Em seguida, será exibida tela com as opções de destino da requisição, clique em Importação, como mostrado na figura abaixo:
A página seguinte, semelhante à imagem posterior, mostrará as Informação Gerais, que são formadas pelos seguinte itens: Requisição Custeada pelo Orçamento de um Convênio, com as opções Sim ou Não, e o campo para preenchimendo do Grupo de Material (através do código ou do nome). Caso não saiba o grupo, há o link Não sabe o grupo?, ao lado do campo, para auxiliá-lo.
Exemplificaremos com uma requisição não custeada por convênio. Nesse caso, na pergunta referente a esse quesito, selecione a opção Não. Em seguida, preencha o campo referente ao grupo de material. Não sabendo o grupo, clique em Não sabe o grupo?.
O sistema apresentará uma pequena tela, semelhante à próxima ilustração, referente à busca do material, contendo dois campos de pesquisa: um que promove a busca por meio do código, outro por meio do nome. Escolha um dos dois campos, preencha-o e clique no botão Buscar.
Em seguida, você poderá visualizar, como mostrado na figura subsequente, o resultado da pesquisa, contendo o Grupo de Material e a Denominação do que foi buscado.
Após visualizar o Código e o Nome, feche a tela. Em seguida, ainda na página referente à Informações Gerais, preencha o campo Grupo de Material com o código visualizado anteriormente e clique em Continuar.
Logo após, você poderá visualizar um formulário de Busca de Material, como exemplificado na imagem posterior, que contém os seguintes campos de pesquisa: Código e Denominação. Complete um dos dois. Exemplificaremos o preenchimendo do campo Denominação com o material autoclave. Em seguida, clique no botão Buscar Material. O sistema exibirá, então, uma lista de materiais encontrados, semelhante à ilustração abaixo: Clique em Inserir, ao lado do material que desejar. Exemplificaremos com a inclusão do utensílio de código 520800006700. A tela seguinte, semelhante à figura abaixo, é referente à Situação do Material. Nela, você poderá saber, na parte superior, se o material está no estoque ou não e as informações do mesmo para inserção. Além disso, haverá um campo a ser preenchido com a quantidade do utensílio em questão. Exemplificaremos com 1. Em seguida, escolha uma das opções de Finalidade da importação da solicitação. As opções são: * Acervo * Administração * Apoio * Circulação * Ensino * Extensão * Pesquisa Exemplificaremos com a seleção da opção Pesquisa. Em seguida, clique em Incluir. Logo após, você será redirecionado para a última página em que fez a busca do material. Dessa vez, além da opção de busca, aparecerá também o material inserido anteriomente na Lista de Materiais, como mostrado na imagem a seguir Caso deseje adicionar mais algum material à lista, repita os mesmos procedimentos. Exemplificaremos com a inclusão do material –bisturi. Para isso, preencha um dos campos de busca, no caso, o campo Denominação. Em seguida, clique no botão Buscar Material.
Você terá acesso, então, à uma Lista de Materiais Encontrados, como exemplificado na próxima ilustração
Clique em Inserir, ao lado do material desejado. Exemplificaremos com a introdução do material 520800004928.
Em seguida, será apresentada página referente à Situação do Material. Preencha o campo Quantidade – exemplificaremos com 1 – e selecione a Finalidade – exemplificaremos com Pesquisa. Em seguida, clique em Incluir.
Você será redirecionado para a página que contém os campos de Busca de Material e a Lista de Materiais Inseridos. É possível notar que agora a lista contém os dois materiais que já foram inseridos anteriormente na solicitação, como mostrado a figura abaixo:
Será possível visualizar, ao lado do Total de cada material, as opções: Alterar e Remover. Caso deseje fazer alguma alteração, clique no primeiro botão. Caso deseje remover o utensílio, clique no segundo.
Exemplificaremos uma alteração no material bisturi. Para isso, clique em Alterar. Logo em seguida aparecerá, ainda na mesma tela, campo referente à Quantidade. Altere o dado informado anteriormente nesse campo. Exemplificaremos com a mudança da quantidade 1 para 2. Logo após, clique em Alterar.
Você poderá perceber que, após a alteração do dado, houve uma mudança no total a ser pago, como mostrado na imagem a seguir
Estando todas as informações corretas, clique no botão Continuar.
Na tela seguinte, semelhante à próxima imagem, você terá acesso aos Dados da Requisição, contendo os seguintes itens: Tipo da Requisição, Status, Convênio, Grupo de Material, Unidade de Custo, Unidade Requisitante, Usuário, Destino da Requisição, Data, Valor da Requisição, Opção Orçamentária e campo referente à Observações. Estará disponível também nessa tela uma lista contendo os materiais adicionados ao pedido.
Já a Lista de Materiais é composta pelos seguintes itens: Número, Código, Denominação, Unidade de medida, Quantidade e Processo de compra.
Na parte inferior da página, estarão disponíveis as seguintes opções: Enviar, Gravar, Voltar e Cancelar.
Caso opte por gravar, você poderá alterar futuramente a requisição. Se o desejo for apenas enviar a solicitação, clique em Enviar. Na opção Voltar, você poderá retornar à tela anterior e na opção Cancelar, você poderá encerrar todo o procedimento. Exemplificaremos a opção Enviar.
Será exibido, então, o Relatório da Requisição Cadastrada, que contém os Dados da Requisição e a Lista de Materiais com a especificação dos mesmos, como mostrado na ilustração subsequente:
Caso deseje imprimir o relatório, clique na opção Imprimir, no final da tela.
Bom Trabalho!