~~ODT~~
Sistema | SIGAA |
Módulo | Biblioteca |
Usuários | Membros da Biblioteca |
Perfil | Biblioteca Setor Catalogação Bibliotecário |
Última Atualização | ver('', false); |
Esta funcionalidade permite que seja realizada a listagem/cadastro dos campos locais, que são aqueles que não estão definidos no padrão MARC e suas informações só fazem sentido para as bibliotecas que usam o sistema. O principal objetivo do MARC é servir como formato padrão para o intercâmbio de registros bibliográficos e catalográficos e servir de base para a definição de formatos de entrada entre as instituições que o utilizam. Esta funcionalidade permite que o bibliotecário responsável, realize o cadastramento de campos MARC locais.
Para realizar a operação, acesse o SIGAA → Módulos → Biblioteca → Cadastros → Campos MARC → Listar/Cadastrar Novo Campo Local.
A seguinte tela será gerada pelo sistema.
Caso queira retornar à tela anteriormente gerada, clique em Voltar. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.
As definições padrões dos campos MARC são:
Os campos 9XX são consideradas locais também no sistema, pois o padrão MARC não fala nada sobre eles e o sistema usa os campos 997, 998 e 999 para intercâmbio de informações com a FGV.
Clique no ícone , para realizar o cadastramento de um campo local. A seguinte tela será fornecida.
Caso desista da operação, clique em Cancelar e confirme a desistência na janela que será exibida posteriormente. Esta mesma função será válida sempre que estiver presente.
Ao clicar em a tela será recarrega para que o usuário preencha os campos referentes ao acréscimo de um ou mais indicadores. O mesmo processo citado anteriormente será realizado ao clicar em , só que referente ao acréscimo de subcampos. A página ficará configurada da seguinte forma.
Para realizar o cadastro de um campo local, o usuário poderá informar os seguintes parâmetros:
Como exemplo, utilizamos os seguintes dados:
Não podem existir dois campos com a mesma Tag e Tipo, além de dois Sub campos como o mesmo Código e de dois Indicadores com o mesmo valor para um mesmo campos de dados local.
O sistema possibilitará que o usuário remova um indicador ou subcampo, clicando no ícone . A caixa de diálogo a seguir será fornecida solicitando a confirmação da ação.
Clique em OK para confirmar a operação.
Após informar todos os campos desejados, clique em Cadastrar. Em seguida, uma mensagem informando o sucesso da operação será exibida.
Caso queira atualizar os dados referentes ao campo local, retorne para a tela que permite visualizar os Campos MARC Locais Cadastrados no Sistema e clique no ícone . A tela a seguir será apresentada.
Para retornar para a página inicial do módulo, clique em .
O preenchimento dos campos apresentados na tela acima são equivalentes aos explicados na operação de cadastro do novo campo. Após atualizar os dados desejado, o usuário deverá clicar em Atualizar, para dar prosseguimento com a operação. Logo, uma mensagem informando o sucesso da atualização será apresentada, conforme a imagem abaixo.
Se os valores dos subcampos ou dos indicadores forem alterados, o sistema não permitirá mais serem adicionados nem editados títulos ou autoridades com os valores antigos desse campo.
Ainda na tela inicial dos Campos MARC Locais Cadastrados no Sistema, o usuário poderá remover o campo local, clicando no ícone .
A caixa de diálogo a seguir será disponibilizada solicitando a confirmação da ação.
Clique em OK para confirmar a operação. Logo, a mensagem de sucesso será apresentada.
Caso um campo local seja removido, o sistema não permitirá mais serem adicionados nem editados títulos ou autoridades que possuam esse campo.
Bom Trabalho!